Social Icons

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Nintendo dá chance a fã de Zelda em fase terminal de jogar Breath of the Wild

A vida nunca foi justa para Gabe Marcelo, mas os videogames lhe deram a chance de experimentar um mundo que estava além do dele.


Em julho passado, Gabe Marcelo não tinha certeza de que pudesse participar do PAX Prime. Isso normalmente não seria um grande problema com 26 anos de idade, mas sua condição cardíaca estava cada vez pior, e ele estava preso no hospital. Ele queria ir à PAX para jogar The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o novo jogo de sua série favorita, antes de morrer.

Anita sua mãe dizia que as datas da PAX eram realmente importantes em seu calendário, como aniversários e feriados".

Ele encontrou forças para assistir à PAX. Embora o plano era só aparecer por um único dia, devido à sua condição, Gabe conseguiu surpreender a todos. Sua família o ajudou em uma cadeira de rodas, e ele foi todos os quatro dias. Infelizmente, a Nintendo não levou Breath of the Wild para PAX, levando Gabe a perguntar à mãe se ele poderia pedir a Nintendo por uma chance de jogar o jogo.

Anita escreveu sua primeira carta à Nintendo enquanto ainda estavam na PAX.

"Liguei para a Nintendo ao telefone e falei com algumas pessoas muito boas que me deram um endereço para escrever sobre "doações", ela disse. "Eu não recebi resposta, mandei novamente mais ou menos um mês depois.

Gabe nasceu com um problema cardíaco congênito (CHD), deixando-o com um único ventrículo e uma área perdida no meio do seu coração. Formas de CHD são comuns, aparecendo em oito de cada 1.000 recém-nascidos. Na maioria das vezes, é tratável, mas a versão de Gabe era complexa.


Com três semanas de idade, ele fez uma cirurgia. E antes de 3 anos fez várias outras cirurgias. Em uma delas, ele sofreu um derrame. Não havia nenhuma maneira de reparar seu coração, e as complicações da cirurgia excluíram um transplante. As expectativas para sua qualidade de vida eram baixas, e era possível que ele nunca saísse da adolescência.

Seu coração sempre teve que trabalhar muito mais para controlar seu corpo do que um coração normal.
Pense desta maneira: A maioria das pessoas tem 100% de oxigênio no sangue. Gabe tinha 92% até a escola secundária, caiu para 88%. Em seguida, 83%. No ano passado, despencou para 70%, antes de terminar o ano para 60%. O simples ato de sentar fazia com que perdesse o fôlego.

Jogos eram muito importantes para ele levando felicidade, diversão e beleza.

Ao longo dos anos, várias cirurgias iriam ajudar, mas Gabe nunca seria um atleta. (Por um tempo, ele conseguiu jogar beisebol.) O que ele podia mais fazer era jogar videogames. Foi a oportunidade que teve de explorar o mundo de maneiras que nunca seriam possíveis para ele. Salvar o mundo é legal, mas para Gabe, apenas atravessar um campo aberto já era uma fantasia.
Havia personagens que ele amava e desafios que sua mente muito esperta precisava, o distraindo do desconforto físico e da dor.

"Lembro-me dele sentado na frente da TV no início dos anos 90 jogando Super Mario 2, Excitebike, e The Legend of Zelda", disse seu irmão. "Ele era muito jovem na época e realmente não sabia o que estava acontecendo, mas é aí que tudo começou... Eu me lembro de jogar Link's Awakening e sendo irritado com meu irmão importunando-me para jogar. E quando conseguiu entrou nesse mundo, ele estava hipnotizado. Eu tenho certeza que ele apagou meu save para que ele pudesse começar sua própria aventura. Eu não acho que ele realmente sabia muito do que ele estava fazendo, mas ele simplesmente adorava explorar."

Os jogos tornaram-se ainda mais importantes para os irmãos quando Jaime se mudou. Para distrair a condição de Gabe, eles jogavam jogos on-line um com o outro.


A série Zelda era a favorita de Gabe, o que ele mais queria era jogar Breath of the Wild, sua mãe disse, que foi uma razão para viver mais. Se ele pudesse aguentar mais um dia, ele poderia jogar. É por isso que sua mãe se viu escrevendo cartas para a Nintendo e fazendo ligações telefônicas, mesmo que ninguém estivesse respondendo. Quando Jaime visitou a família em outubro passado, ele ouviu o plano para pedir à Nintendo o acesso antecipado ao jogo. Seu primeiro pensamento? Tente publicar o pedido on-line.

"Eu testemunhei o poder de massas de pessoas se unindo para aumentar a conscientização", disse ele, "pessoalmente ou através de campanhas on-line, então eu percebi que se eu pudesse obter algum suporte on-line eu seria capaz de ter a atenção da Nintendo."

O resultado foi um post no reddit para os fãs da Nintendo, que foi rapidamente atingindo muitas pessoas. Quando o posto explodiu, os três estavam na consulta de um médico para Gabe. Jaime estava na sala de espera, olhando ansiosamente para o telefone. Ele tinha considerado fazer uma petição ou página do Facebook, mas dentro de algumas horas, a equipe de mídia social da Nintendo ouviu falar de Gabe e queria ajudar.

"Seu rosto teve essa mistura de choque e alegria", disse Jaime seu irmão. "Ele fazia aquela risada enquanto segurava as mãos na frente dele como se estivesse fazendo malabarismos com algo invisível, tentando processar o que estava acontecendo."

O apoio esmagador fez Gabe explodir em uma mistura de lágrimas e risos. Ele acessou o reddit, e leu os comentários para seu irmão. A explosão de positividade foi uma mudança bem-vinda de ritmo, também; Neste ponto, a condição de Gabe era terrível. Ele só podia subir escadas uma ou duas vezes por dia, e sua disposição geralmente alegre se tornara muda.

"Eu podia dizer que as coisas tinham ficado muito ruins para ele", disse Jaime. "Foi maravilhoso ter tantas palavras gentis de apoio e pessoas contando suas próprias experiências."


"Ele sempre dizia, 'Eh, poderia ser pior'", disse sua mãe. "Ele realmente se agarrava a isso, sabendo que estava ficando cada vez pior."

E realmente estava ficando pior. Em 2016, eles descobriram que alguns de seus medicamentos já não estavam ajudando. Ele não conseguia parar de tossir, e quando o fazia, ele tossia sangue. Ele começou a assumir uma enorme quantidade de peso líquido, às vezes até 30 libras em uma única semana. Gabe se orgulhava do autocuidado, fazendo com que o ganho de peso fosse emocionalmente devastador.

"Eu tinha meu trabalho cortado para mim mantê-lo ciente do fato de que ele estava lutando contra algo que estava além de seu controle", disse sua mãe. "Sua vergonha sobre o seu tamanho era doloroso, sua cintura era sensível e desconfortável, então eu precisava comprar mais e mais shorts jeans e jeans largos e cada vez maiores. Seu paliativo [alívio da dor] médico tentou explicar que o ganho de peso era de sua condição médica, na natureza como o líquido construído a partir da insuficiência cardíaca, Gabe ainda tentou fazer regimes, embora isso acontecesse naturalmente pois ele simplesmente não podia comer tanto.

Poucas semanas depois que Nintendo estendeu a mão, Gabe e sua mãe fizeram uma viagem para a sede da Nintendo of America em Seattle. Vestindo uma camisa azul com as palavras "Obrigado Sr. Iwata," foi-lhe dada a oportunidade de viver o seu sonho e jogar Breath of the Wild, para um pouco mais de 30 minutos. Foi a mesma demo que foi mostrada um milhão de vezes, uma fatia restrita do mundo aberto do jogo. (Dadas as limitações físicas de Gabe no mundo real, era estranhamente apropriado.) Um grupo de funcionários da Nintendo se amontoou ao redor, alegrando-o enquanto ele pulava, nadava e subia montanhas.

"Ele era, nesse jogo, o que ele não era na vida", disse ela. "Eu poderia sair andando e Gabe não poderia se juntar a mim. Quando eu fiz, eu pensei sobre o fato de que ele não poderia obter o benefício do ar fresco e da liberdade de apenas andar em nosso bairro arborizado. Quando eu vi o jogo Zelda, Eu percebi que este era o mundo maravilhoso que ele queria."

Além de jogar, Gabe visitou as instalações, animado com a perspectiva de ver uma sala de reuniões onde as pessoas falavam sobre o desenvolvimento de jogos da Nintendo. Depois do almoço, onde todos trocavam histórias de jogos, ele visitou a loja de presentes para comprar presentes para outras pessoas. ("Gabe era muito generoso com amigos e familiares e adorava dar presentes", disse seu irmão.) Nintendo devolveu o favor, o presenteando com uma mochila Zelda, entre outras coisas, e um cartaz assinado.

"Eu podia dizer em sua voz que ele estava cheio de pura felicidade", disse Jaime, "algo que tinha se tornado mais difícil de alcançar na sua condição."


Se houvesse alguma justiça no mundo, este seria o ponto na história onde, do nada, a saúde de Gabe começa a fazer uma reviravolta inexplicável. Mas não havia cura milagrosa esperando. E enquanto Gabe se preparava para enfrentar a morte, sua mãe mantinha um rosto corajoso - ou tentava, de qualquer forma.

"Eu sabia que meu filho iria morrer", disse ela. "Eu estava com tanto medo, me perguntando como isso ia acontecer. Ele ia ser tão intensamente doente durante os próximos anos ou ele iria morrer de repente ou com grande dor, eu tinha que ser otimista para ele. Tinha que ser tão positiva, que foi ficando cada vez mais difícil. Na semana passada, ele disse, 'Eu preciso pedir sua atitude positiva agora, porque eu estou realmente lutando.' "

Naquela semana é quando Gabe colocou 30 libras em apenas sete dias, e logo, não conseguia respirar sozinho. Enquanto seu corpo se desfez, ele segurava uma esperança singular: a chance de ficar por aqui até Breath of the Wild saiu, dando-lhe outra chance para se juntar Zelda, Link, e Ganon em outra aventura. Sua mãe está confiante de que Gabe não teria feito isso desde que ele fez sem isso.

"Na noite anterior à sua morte, ele me chamou para o seu quarto", disse ela. "Ele queria que eu visse o trailer de dois minutos que ele tinha baixado, ele rasgou quando as cores, sons e trechos de ação estavam vindo pela tela. No final, ele disse, 'chegando 3-3-17'. Ele olhou para mim e disse: 'Eu vou conseguir!' Eu realmente tem que pensar sobre o quão feliz ele era, e não que ele não fazê-lo. Eu fiz lembrá-lo, naquela noite, que ele já tinha jogado Zelda ... e ainda assim eu sabia o que ele queria dizer. "

Em 14 de janeiro, algumas semanas após o 27º aniversário de Gabe, ele morreu pacificamente.
“Alguém disse que, quando eu jogar Breath of the Wild, eu não vou estar sozinha”, afirma sua mãe. “Gabe vai ser minha Navi, ajudando a me guiar pelo jogo o tempo todo. Eu realmente gosto de pensar nisso”.
Fonte: Waypoint

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Blogger Templates